Água de uma forma melhor

Teste antes da irrigação

Uma maneira de testar se o solo de sua planta ficou muito seco é usar seu dedo. Tudo o que você precisa fazer é enfiar seu dedo uma ou duas polegadas no solo, depois puxá-lo para fora e ver se ele ainda está seco. Se assim for, há uma boa chance de que você deve dar mais água à sua planta. Você também pode realizar este teste com um lápis usando o mesmo método.

Poucos sinais de que sua planta precisa de mais água

Quando uma planta precisa de água, suas folhas podem mudar de cor, ou ficar quebradiça ao toque. Nesses casos de excesso de água, as folhas provavelmente ficarão marrons ou amarelas ou com bolhas. Além disso, se você perceber caules pastosos, mofo no solo ou toda a planta estiver murcha, isso significa que a planta está muito molhada.

Como regar a sua planta:
Regar o fundo

Se você cultiva _NOME COMUM_ em vasos, é um método eficaz para deixar que as raízes de suas plantas fiquem com água e cresçam mais fortes:

  1. Coloque o vaso da sua planta em um pires de plantas, e encha o pires com água.
  2. Continue enchendo o pires até que a água pare de ser absorvida pelo solo através dos orifícios de drenagem.
  3. Elimine qualquer excesso de água do pires ou tire o vaso do recipiente para evitar o excesso de umidade e o apodrecimento das raízes.

Este método também é adequado para quando o solo é compactado devido à secura, ou quando a irrigação por cima não faz com que o solo absorva totalmente a umidade.

Regar por cima

A maneira mais simples e melhor de regar a maioria das plantas:

  1. Despeje água perto das raízes, pois são elas que absorvem a água.
  2. Evite derramar água nas folhas e caules, pois a umidade extra as tornará mais suscetíveis a doenças.
  3. Continue despejando até que a água se esgote através dos orifícios de drenagem no fundo do vaso.
  4. Se você tiver um pires sob o vaso, certifique-se de descartar qualquer água coletada posteriormente para evitar excesso de umidade e apodrecimento das raízes.

Quanto às plantas em vaso, a quantidade de água a ser usada deve estar entre ¼ e ⅓ do volume do vaso.

Algumas dicas de especialistas para plantas de rega
Escolha o tipo certo de água

A água utilizada para regar suas plantas deve ser fresca ou em temperatura ambiente. A água muito quente pode fazer mais mal às suas plantas do que bem.

Mudança de necessidades de água com as estações do ano

Durante o verão, quando o tempo está mais quente, é provável que você precise regar suas plantas mais do que o normal. As temperaturas quentes podem fazer com que seu solo seque mais rapidamente, o que significa que as raízes de sua planta não terão acesso à umidade que precisam. O oposto é verdadeiro no inverno. Durante o inverno, a maioria das plantas está em estado dormente e não necessitará de água, pois não está crescendo ativamente.

Regar pela manhã é normalmente o melhor

A hora do dia pode afetar seu horário de rega. Em muitos casos, regar pela manhã é o melhor. A rega pela manhã garante que suas plantas terão tempo para absorver a umidade de que necessitam. A rega pela manhã também dá às folhas da planta a chance de secar durante o dia ao invés de acumular umidade excessiva que pode causar doenças. Regar durante o meio-dia, especialmente no verão, nem sempre é uma boa ideia, pois o sol forte pode causar a evaporação da água antes que suas plantas possam usá-la.

O excesso de água é uma preocupação séria

Não dar água a suas plantas geralmente causará a morte delas, mas dar água em excesso também é um problema sério. O excesso de água pode levar a complicações como o apodrecimento das raízes e pode até mesmo matar suas plantas. Estude as preferências de água das espécies que você cultiva para obter o volume de irrigação correto.