A poda causa menos danos à planta quando ela entra em um período de dormência. Usar podadeiras para cortar ramos quebrados, mortos, fracos ou doentes de _COMMON_NAME_.
(Verifique se os galhos estão secos e quebradiços. Você pode determinar se um galho está morto por sua cor. Se o ramo for verde escuro, significa que ele é fraco e morrerá logo; se o ramo for marrom, então o ramo está morto).
Ao remover perfilhos, fazer poda inclinada, deixar a planta com ramos paralelos, cruzados ou retrógrados, aumentando a ventilação e a luz, reduzindo a infecção bacteriana, as plantas vão crescer mais vigorosamente. Ao podar ramos paralelos, tente manter aqueles mais fortes e remover os mais fracos. Retenha os ramos auxiliares que crescem a cerca de 45 graus para fora. Os ramos que crescem muito angulosos ou muito pequenos devem ser removidos. Os galhos que crescem horizontalmente produzem mais frutos. Ramos demais que crescem horizontalmente levarão ao excesso de frutos, o que não é propício ao crescimento da planta a longo prazo. Isso significa que alguns galhos horizontais precisam ser aparados. Se o tamanho dos galhos exceder 3/4 de polegada, será necessário usar a Serra de Poda, e a posição de poda deve ser entre os “Cumes da casca do galho” e “Colarinho de galho” para que as feridas cicatrizem mais facilmente. Os ramos que requerem uma serra precisam ser podados pelo “método das três facas”, o que pode evitar que a casca dos ramos se rasgue e crie rachaduras no tronco, o que é propício à recuperação da planta.
Frutas que crescem muito densamente competirão entre si por nutrientes. Frutas pouco desenvolvidas precisam ser podadas para permitir que a planta forneça nutrientes suficientes para a produção de frutas. Uma poda inadequada pode levar à queda dos frutos, ou a uma falha geral de amadurecimento dos frutos.

Se as folhas ficarem amarelas e doentes durante o crescimento da planta, é necessário podar as folhas amareladas e envelhecidas do fundo e cortar as partes das folhas que estão infectadas com a bactéria. Isto pode efetivamente reduzir a infecção das bactérias. Tente não podar mais de 1/4 do número total de folhas para evitar afetar o crescimento da planta.
