Fertilizantes Feitos com Coisas que Você tem em Casa

Seja um jardim ao ar livre ou um jardim no interior da sua casa, todos nós queremos que nossas plantas prosperem. Em vez de comprar fertilizantes caros e potencialmente nocivos, você pode escolher fazer seus próprios fertilizantes a partir de alguns itens domésticos comuns.

Não só os fertilizantes caseiros são menos caros, como também podem ser mais seguros para o meio ambiente. Como um bônus adicional, estes métodos também são orgânicos.

Composto de Casca de Banana

Muitas plantas anseiam pelo potássio e as bananas são cheias dele. As rosas, em particular, serão beneficiadas com o composto de casca de banana. É fácil de fazer – basta enterrar as cascas de banana na camada superior do solo perto da planta e deixar a natureza fazer o resto.

Chá de Ervas daninhas Para Plantas

Se você tem plantas, você tem ervas daninhas. Embora as ervas daninhas sejam frustrantes e inúteis para a maioria dos jardineiros, elas podem, na verdade, ser muito benéficas para suas plantas. Isto não significa que você deva permitir que as ervas daninhas cresçam em seu jardim, mas que deve usá-las como fertilizante. Siga estes quatro passos:

  1. Remova as ervas daninhas e coloque-as em um balde. Isto é feito de preferência com ervas daninhas que não possuem sementes ainda.
  2. Cubra as ervas daninhas com água e deixe de molho por uma a duas semanas.
  3. Remova as ervas daninhas e descarte-as, mas mantenha a água.
  4. Use a água como uma rica fonte de potássio e nitrogênio para regar suas plantas.

Os jardins de vaso ou os jardins de varanda podem não ter ervas daninhas suficientes para fazer um bom chá. Você pode falar com a empresa local que faz a manutenção de jardins e gramados para conseguir o excesso de ervas daninhas deles.

Água de Aquário Rica em Nitrogênio

Se você tem um aquário, você sabe que a água muitas vezes vai para o lixo quando você limpa o tanque. Em vez de despejar essa água pelo ralo, use para regar suas plantas. Ela é uma grande fonte de nitrogênio que suas plantas vão adorar e você está reciclando a água utilizada.

Farinha de Ossos Rica em Fósforo

Muitas plantas e árvores requerem fósforo para florescer, e uma coisa em que a farinha de osso é alta é o fósforo. Faça sua própria farinha de ossos você mesmo. Este vai ser um processo mais demorado, mas vale a pena quando você ver as cores da floração que você terá no final.

  1. Guarde os ossos de suas refeições ou vá a um açougueiro. Remova o máximo possível de restos de carne.
  2. Ferva os ossos em um caldeirão cheio de água até ficarem brancos.
  3. Cozinhe os ossos em um forno a 260 graus até que estejam secos e quebradiços.
  4. Esmague com um martelo até virar pó.
  5. Espalhe no solo ou enterre ao plantar novas plantas para aumentar a quantidade de fósforo fornecida.

Isto pode atrair animais de estimação; se você tiver pets ao redor, cubra a farinha de osso com terra ou cerque as plantas para mantê-los afastados.

Vantagens das Gramíneas Cortadas

As gramíneas cortadas proporcionam três vantagens:

  1. São ricas em nitrogênio. Recortadas e colocadas no solo do seu jardim liberam nitrogênio durante todo o ano.
  2. Proporcionam uma barreira natural contra as ervas daninhas. Fornecem nutrientes e garantem que você não tenha tanta erva daninha em seu jardim.
  3. Elas ajudam a reter a umidade. Recortadas e colocadas no solo do seu jardim, você precisará usar menos água para alimentar suas plantas.

Se você tem um quintal, com certeza terá uma abundância de gramíneas cortadas. Se você não tiver grama própria, entre em contato com a empresa local de manutenção de gramados ou aterro sanitário para pegar um pouco.