Sistemas de Irrigação DIY para Jardins em Vasos
A jardinagem em vasos é a opção perfeita para aqueles com dedos verdes, mas com pouco espaço ao ar livre. Embora um jardim em vasos possa fornecer muitas frutas frescas, legumes e beleza floral, ele pode exigir um pouco mais de manutenção do que um jardim em solo aberto. A maior parte dessa manutenção está relacionada à irrigação.
Com que frequência os Jardins em Vasos precisam ser regados?
As plantas cultivadas em vasos requerem irrigação mais frequente do que aquelas cultivadas no solo, simplesmente porque estão restritas pelo próprio vaso. A água que recebem no solo está apenas em um espaço muito pequeno, enquanto as plantas que crescem no subsolo têm acesso a um espaço muito maior. Além disso, a terra para vasos tende a reter menos água do que a terra normal. Isso significa que você precisará ficar de olho mais de perto nos jardins em vasos e regá-los sempre que o solo estiver seco.
Dependendo do clima e da quantidade de luz solar direta que um jardim em vasos recebe, você pode precisar regá-lo uma ou até duas vezes por dia. Adicione água quando o solo estiver seco e rachado ou quando o solo logo abaixo da superfície estiver seco ao toque.
Sistemas de Irrigação DIY para Jardins em Vasos
A maioria de nós simplesmente não tem tempo para regar frequentemente um jardim em vasos. Portanto, para aproveitar ao máximo nossas plantas em vasos, pode ser necessário instalar um sistema de irrigação. Vamos dar uma olhada em algumas opções diferentes para criar seu próprio sistema de irrigação para jardins em vasos.
Irrigação por Mangueira Pingadeira
Existem muitos kits de irrigação por gotejamento disponíveis que permitem que você conecte uma mangueira pingadeira a todos os seus vasos. Esses sistemas são extremamente convenientes, pois você pode regar todos os seus vasos diferentes apenas abrindo uma torneira de água. No entanto, esses sistemas também podem ser caros. Em vez disso, considere reutilizar uma mangueira de jardim antiga.
  1. Conecte a mangueira à sua fonte de água. Certifique-se de que a outra extremidade esteja tampada.
  2. Passe a mangueira sobre seus vasos. Talvez seja necessário agrupá-los para alcançar todos os vasos.
  3. Marque a mangueira em cada vaso.
  4. Usando uma furadeira elétrica ou martelo e prego, faça um furo em cada marca para permitir que a água pingue da mangueira para o vaso.
  5. Ligue a água e regue todos os vasos de uma vez! Se você tiver uma mangueira mais longa, verifique se a pressão da água é suficiente para que a água alcance a extremidade.
Garrafas de Água Plásticas
As garrafas de água plásticas antigas são perfeitas para liberar água lentamente para as plantas em vasos. Essa também é uma ótima opção para irrigação quando você estiver ausente. Este método funciona melhor se você tiver apenas alguns vasos, mas ainda pode ser eficaz para jardins em vasos maiores. Você só precisará de mais garrafas de água. Você pode usar garrafas de qualquer tamanho ou até mesmo uma jarra de leite plástica para que você precise enchê-la com menos frequência.
  1. Usando uma furadeira elétrica ou martelo e um pequeno prego, faça um furo de 1/8″” na tampa de uma pequena garrafa de água ou na base de uma jarra de leite.
  2. Encha a garrafa com água e feche bem a tampa.
  3. Inverta a garrafa e enterre-a levemente em um pequeno buraco próximo à planta. Se estiver usando uma jarra, empurre a terra ao redor da base da jarra onde o furo está.
  4. A água irá pingar lentamente ao longo do tempo e manter o solo úmido. Reencha quando a garrafa/jarra estiver vazia.
Cordão de Algodão para Irrigação
Este método permitirá que você irrigue vários vasos a partir de uma única fonte de água. Ele utiliza um cordão de algodão para absorver água de uma fonte e levá-la ao solo do seu vaso. Isso pode não fornecer água suficiente para aqueles que realmente a consomem, portanto, verifique se o solo do seu vaso está úmido o suficiente.
  1. Corte um cordão de algodão em comprimentos que alcancem de cada vaso até uma fonte de água central.
  2. Enterre alguns centímetros de uma das pontas do cordão no solo perto das suas plantas. Você pode usar um lápis para empurrar a ponta do cordão ainda mais para dentro.
  3. Coloque a outra ponta do cordão no recipiente de água, certificando-se de que ela alcance o fundo.
  4. Encha o recipiente de água e mantenha-o cheio. Verifique se há água suficiente chegando às suas plantas verificando se o solo está úmido logo abaixo da superfície.
Com o sistema de irrigação adequado em vigor, seu jardim em vasos pode ser tão fácil de manter quanto você desejar. Suas plantas prosperarão sem a necessidade de cuidados extras, especialmente durante as partes mais quentes e secas do verão.