Compostagem para Iniciantes
Existem muitas razões para começar a fazer compostagem. Combater as mudanças climáticas, economizar dinheiro e melhorar seu jardim são apenas algumas delas. Qualquer que seja o motivo para querer fazer compostagem, algumas pessoas podem se sentir intimidadas simplesmente porque pode parecer um pouco assustador. Vamos ver como começar a fazer compostagem e mostrar como qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode fazer isso.
O que você pode compostar?
É importante saber que nem tudo é compostável. Mesmo produtos que são listados como compostáveis, como algumas marcas de lenços umedecidos, toalhas de papel ou sacolas de supermercado, não funcionarão tão bem em sua pilha de compostagem doméstica. Com isso em mente, algumas ótimas opções para compostagem são restos de frutas e vegetais. Isso inclui cascas de banana, cascas de batata e miolos de maçã. Você também pode adicionar cascas de ovos, borra de café e sobras de arroz ou macarrão. Não adicione restos de carne ou laticínios, nem alimentos cozidos em óleos ou manteigas, pois isso pode atrair roedores.
Também são compostáveis gramas cortadas, ervas daninhas e aparas de flores, dependendo do espaço disponível. Galhos, palha e agulhas de pinheiro também podem ser adicionados.
Os ingredientes da compostagem podem ser divididos em materiais marrons e verdes. Isso é importante saber, pois você desejará camadas desses itens para obter os melhores resultados. Em geral, os ingredientes verdes são fontes de nitrogênio. Restos de comida, gramas e aparas de jardim se enquadram nessa categoria. Os ingredientes marrons são ricos em carbono. Isso inclui galhos, palha, jornal ou caixas de ovos.
Escolha seu espaço
Se você tem um espaço externo para compostagem, as opções são ilimitadas. Você pode escolher um estilo ao ar livre, onde você apenas limpa um espaço no chão, ou pode querer usar uma caixa de compostagem. Uma lata de lixo antiga ou uma caixa de madeira também funcionam.
Se você não tem um espaço externo, pode considerar um jardim comunitário ou pedir a um amigo ou vizinho para usar o espaço deles. Existem também muitas técnicas internas que você pode experimentar usando minhocas ou microorganismos.
Crie sua mistura de compostagem
A chave para a compostagem está na camadação. Lembra-se daqueles ingredientes marrons e verdes? Aqui é onde eles entram em jogo. Você vai querer construir uma base sólida com materiais marrons. Isso permitirá uma drenagem adequada e ajudará na aeração.
Em seguida, adicione uma camada de ingredientes verdes por cima. Mantenha as camadas com cerca de 2,5 a 5 cm de espessura. Se você tiver muitos restos de comida ou aparas de jardim, pode considerar armazená-los em um recipiente plástico até poder camada-los adequadamente com ingredientes marrons. Camadas mais espessas ou proporções inadequadas não vão se decompor como você deseja.
Camadas alternadas de itens marrons e verdes até usar todos os seus ingredientes. Você também pode adicionar um pouco de adubo rico em nitrogênio para acelerar o processo. Talvez você queira picar ou triturar seus ingredientes em pedaços menores para uma decomposição mais rápida.
Molhe, Vire e Repita
Depois de construir sua pilha de compostagem, mantenha-a úmida. Você não quer que a água escorra dela, mas ela deve estar úmida ao toque. Você também deve virar ou misturar a pilha a cada 10-14 dias para garantir que o ar alcance todos os espaços internos. Você pode continuar a adicionar camadas no topo da pilha ou na caixa conforme necessário, mas isso pode aumentar o tempo de decomposição. Em vez disso, você pode optar por iniciar uma nova pilha. Apenas certifique-se de manter uma boa proporção de materiais verdes e marrons.
A maioria dos restos de comida e aparas levará de 2 a 4 meses para se decompor. Outros produtos podem levar de 6 meses a um ano. Você saberá que seu composto está pronto quando a temperatura diminuir. Enquanto os materiais estão se decompondo, a pilha ou caixa estará mais quente. A queda na temperatura indicará que a fermentação não está mais ocorrendo. O produto final terá a aparência, a textura e o cheiro de um solo comum.
Misture o novo composto com novas plantações, terra para vasos ou espalhe-o entre suas plantas estabelecidas para um impulso nutricional.