Um Guia para Fazer Adubo de Jardim a partir de Grãos de Café

Há muitas maneiras de transformar as borras de café usadas em ouro para jardinagem. Aqui estão cinco sugestões para começar.

Os jardineiros adoram a oportunidade de economizar dinheiro e poucas coisas podem superar a conveniência ou a economia de custos ao usar um produto que você iria jogar no lixo para promover a saúde das plantas. Essa é a beleza das borras de café. Os jardineiros experientes podem economizar um suprimento para melhorar a saúde do solo e cultivar plantas mais saudáveis.

Quando aplicadas corretamente, as borras de café adicionam nutrientes ao solo do jardim (nitrogênio, cálcio, potássio, fósforo, magnésio e mais), reduzem a compactação, aumentam a retenção de umidade e atraem minhocas e outros nutrientes benéficos para o solo.

O segredo aqui é saber como aplicar corretamente as borras de café. Existem várias estratégias para usar as borras de café no jardim – aqui estão cinco receitas a serem experimentadas.

Nota: se você não beber café suficiente para construir uma coleção de borras de café, considere a possibilidade de fazer um check-in nas cafeterias locais. Muitos gostam da oportunidade de dar as borras de café usadas para os jardineiros que podem usá-las.

Como Fazer um Fertilizante Caseiro com Borras de Café?
Receita 1: Café Moído, Canela e Água com Gás

Esta famosa receita de compostagem pela Internet requer três ingredientes básicos: borras de café usadas, canela e água com gás (embora a água filtrada da torneira funcione também).

Receita 2: Acrescente Borras de Café Diretamente ao Solo

Se você quiser manter as coisas simples, é possível pular todos os passos intermediários e adicionar borras de café usadas diretamente ao seu solo. Algumas pessoas preferem misturar com o solo, enquanto outras colocam por cima e permitem que a borra trabalhe lentamente.

Apenas certifique-se de espalhar em camadas finas. Tufos muito grandes podem criar crostas resistentes à água.

Receita 3: Faça um "Chá" de Café Moído

Este chá é uma forma ideal de aumentar o conteúdo nutricional do solo. Transforme o solo gasto em um chá, adicionando duas xícaras a um balde de cinco galões cheio de água filtrada. Deixe a mistura subir durante a noite antes de aplicar diretamente em suas plantas. Se você quiser um tratamento foliar, filtre o solo e despeje o líquido em um pulverizador para tratar diretamente as folhas.

Receita 4: Grãos de Café em um Recipiente para Minhocas

Se você já tiver uma compostagem, as borras de café podem ser a adição perfeita. Adicione uma xícara ou mais de cada vez para não sobrecarregar as minhocas com acidez, e elas trabalharão rapidamente para transformar tudo em um potente fertilizante natural.

Receita 5: Transforme os Grãos de Café em Adubo

Considere adicionar borras de café à sua pilha de compostagem. Apesar de sua coloração, as borras se qualificam como um material “verde” e equilibram materiais como folhas secas e jornal. Dê-lhes alguns meses, e as borras se decompõem em um aditivo de solo benéfico que você pode adicionar aos canteiros de jardim conforme necessário.